quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

A importância do trabalho conjunto entre blogueiros e autores

24 Comentários

Já é sabido que autores independentes precisam trabalhar quase que o dobro para obterem reconhecimento e boas vendas. Têm que divulgar, estar presente em feiras literárias, administrar as redes sociais, enviar os livros pelos Correios, trabalhar, ter uma vida e ainda arrumar tempo para escrever.

A parceria com blogueiros literários faz com que a parte da divulgação seja dividida de modo a ser intensificada, uma vez que ele não precisa mais divulgar sozinho. Poder contar com pessoas que se dispõe a divulgar seu trabalho facilita muito a vida de um autor. E junto com a divulgação vem o reconhecimento, o aumento do número de vendas e uma certa folga para que possa investir seu tempo em outras coisas.

Há muitas editoras que acreditam e confiam no trabalho do blogueiro, o autor ir nesse mesmo movimento é reconhecer que o blogueiro realmente desempenha um trabalho importante na divulgação de livros. E eu digo trabalho porque ainda que não seja remunerado, há um investimento de tempo, ele poderia estar fazendo qualquer outra coisa, mas está lendo um livro atentamente para fazer uma boa resenha. Particularmente, acho até que o autor ganha mais do que o blogueiro nessa troca, mas independentemente de quem ganha mais ou menos, o que é inegável é a importância dessa parceria para ambos os lados. Os dois lados saem ganhando de alguma forma: O autor, pelos motivos já citados anteriormente e o blogueiro, ganha mais acessos no blog, divulgação de seu trabalho, reconhecimento e até mais seguidores.

Além de todas essas questões de trocas profissionais, há também a possibilidade de construção de uma amizade. O legal mesmo é essa troca e não esquecer nunca que se está lindando com pessoas acima de tudo.


Maria Ferreira é baiana e mora em São Paulo. Estudante de Letras e apaixonada por Literatura. É autora do blog Minhas impressões e colaboradora do blog Papel, palavra, coração. 

Siga no: 

24 comentários:

  1. Não poderia concordar mais. Infelizmente, nem todo autor pensa assim e acredita que blogueiro dar a opinião não á nada mais que a obrigação. E nada de opinião negativa! Ultimamente ando prestando bastante atenção nisso e busco manter por perto somente parceiros que entendam que é uma via de mão dupla.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Acho que essa troca realmente vem para somar. Eu sou crente que é ninguém consegue crescer sozinho, que todos precisamos de pessoas para prosperar.

    ótimo o tema abordado no texto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Yohana!
    Adorei o post. Sou blogueira e sou autora, então entendo ambos os lados.
    Creio que tudo é uma espécie de troca e doação e que a parceria pode trazer grandes amigos, boas leituras e diversão.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Gostei muito do post, pois realmente autores e blogueiros trabalhando juntos é uma união importante e que beneficia ambos os lados. Eu sou autora e blogueira, tenho percebido um pouco dos dois lados e sempre procuro ser complacente. Parcerias são muito importantes e acho que os dois lados devem saber ceder e estarem em sintonia para tudo dar certo.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Sou super favorável a essa parceria, gosto muito de dividir experiências e de ler, então juntar minhas duas paixões. O problema que vejo muito é que a falta de experiência de autores de blog leva muitos a dar opinião pessoal sobre os livros. Esquecem de dizer como é a diagramação de livros físicos, como está o português e a revisão - 10% de erros em um livro é aceitável - a adequação da capa à história, desenvolvimento, crescimento dos personagens. O que vejo muito é: autor lindo, história linda. Enfim, só uma visão jornalística da coisa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Hoje em dia, blogs divulgam muito obras e despertam o interesse dos leitores. Quem não está com esse pensamento, ficará para trás.

    ResponderExcluir
  7. Super concordo! Mas acho importante levar em consideração: blogueiro não é capacho de autor, a gente precisa de divulgação também, mas ambas as partes devem ser responsáveis, eu já tive uma parceria (que aliás está tendo seu livro falado demais, crescendo muito) que nunca me enviou os brindes que prometeu, nem interagiu com o post que fiz sobre ela, nem um comentário via email, absolutamente nada, fiquei bem decepcionada. Assim como tem muito blogueiro que procura parceria só pra ganhar brinde, todo mundo gosta, isso é, fato, mas autores iniciantes não vendem igual J.K. Rowling pra ficar distribuindo livro pra todo blogueiro que for simpático.
    Precisamos nos unir, mas sempre mantendo a sensatez!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal esse post! Penso da mesma forma. Um ajudando o outro e ambos crescendo!

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente, Maria, com todas as colocações. Muitos blogs fazem um trabalho tão bom que chega a ser melhor que muito marketing direto de editora, até porque blogueiros estão antenados nas novidades e procuramos falar a mesma língua dos leitores. Tudo é uma questão de respeito e amor pela literatura.

    *☆* Sorteio rolando no blog. Participem. *☆*

    ResponderExcluir
  10. Com certeza parceria tem que ser usada no sentido mais amplo. Não dá para o autor só esperar que blogueiro esteja a sua disposição enquanto ele não interage em nada, da mesma forma que o inverso também é verdade, temos que nos empenhar em apoiar os autores e não só pensar no que vou ganhar com isso.
    O trabalho que fazemos é muito importante sim, mas temos que ser humildes e mais unidos para que haja harmonia e não disputas desnecessárias.
    Amei sua postagem, com certeza muito importante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Maria Ferreira, adorei seu texto. Sou blogueiro e escritor; mesmo não firmando parcerias com outros autores, pois não faço resenhas, reconheço a importância de um para com o outro. Consideram-se amigos e alguns até têm-se mutuamente como partes de suas famílias.

    Muito bom.

    ResponderExcluir
  12. Concordo demais com o post e acho que blogueiros e autores devem sim estreitar os laços, renovar parcerias, fazer esforços conjuntos, promover eventos literários para que a gente possa ter a opção de escolher os livros que lemos de uma forma consciente, sem ficar apenas vendo a divulgação das grandes e mais famosas editoras, que trabalham na maioria das vezes com livros estrangeiros. A gente tem mesmo é que apresentar nossos talentos, claro, sem desmerecer os talentos estrangeiros, mas dando uma oportunidade maior a quem é do país e que escreve com qualidade!
    Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Adorei o texto e concordo com a importância desse trabalho em conjunto para ambas as partes.
    Além do mais, essa parceria entre blogueiros e autores proporciona uma interação muito legal e a construção de novas amizades!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  14. Ninguém cresce sozinho, todos nós blogueiros precisamos de ajuda para crescer mais e mais! <3

    ResponderExcluir
  15. Olá, basicamente se resume ao respeito: respeito por si mesmo, respeito pelo ser blogueiro(a) ou ser autor(a) e a busca por qualidade na escrita. Cada um fazendo sua parte, ambos se fortalecem e todos saem ganhando.

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Adorei o post. Realmente ser blogueiro é um trabalho mesmo que sem remuneração. É trabalhoso demais, hahhahhahaha E essa parceria com autores, editoras e blogueiros é algo simplesmente maravilhoso, pois é um ajudando o outro.
    Eu amei.

    ResponderExcluir
  17. Maria, muito bom tu post! Eu, como blogueira de viagens, sempre falo que a parceria para nós é isso, uma troca. E não estou falando de "dinheiro", isso vem com o tempo (assim espero), mas essa integração entre blogueiros e seus pares. No teu caso, editoras, escritores etc, no meu caso, agentes de viagens, bureaus de turismo, hotéis, etc... Vejo que os blogueiros têm alavancado muito o conhecimento de seus nichos e segmentos. Afinal, não é todo mundo que tem milhares de seguidores, como alguns blogueiros. E quem estiver aberto a esse novo posicionamento só tem a ganhar! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Que texto perfeito!
    Tem muita gente que acha que parceria com blogs não rende nada, mas mal sabem eles o quanto pode ser benéfico isso.
    Aliás, qualquer coisa feita em conjunto, com respeito e dedicação, rende bons frutos.

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o texto, eu mesma tenho parceria com autores e procuro ajudar com o que posso para divulgar a literatura nacional.

    ResponderExcluir
  20. Olás!!

    Fiz grandes amigos (autores, editores e leitores) por causa do blog. Acredito que seja uma via de mão dupla. Um precisa do outro para que a parceria dê certo e concordo com seu texto.
    Acho que muita gente deveria ler para entender um pouco mais como esse trabalho funciona!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Ola Maria sem sombra de dúvida o trabalho do blogueiro ajuda e muito o autor, acredito que seja uma parceria com ganhos dos dois lados, ambos tem seu trabalho divulgado. Acredito que essas parcerias sejam a partida inicial para o reconhecimento de um bom autor.

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  22. Com certeza a parceria entre blogueiros e autores deveria vir para somar, afinal esse é um trabalho de divulgação de ambas as partes e deveria ser mais valorizado.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Parceria é pra somar, sem dúvidas, fortalecer e ajudar ambos os lados que dela participam. É uma relação extremamente importante no cenário literário e que deve ser construída na base do respeito e empenho pra, quem sabe, acabar virando uma amizade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Olá,

    Eu não acho que ser blogueiro seja um trabalho. Na minha concepção trabalho é algo árduo, difícil e trabalhoso, e, para mim, ser blogueiro é fazer porque gostar, realmente há um certo tempo a ser dedicado a isso, porém não um trabalho realmente. Enfim, achei muito pertinente e com muita clareza seu texto e a mensagem que quis passar. Concordo muito com tudo o que escreveu. Acho até que criar amizades com o autor é mais benéfico do que a parceria em si.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir