segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Do blog ao livro - dicas 4 e 5.

25 Comentários

Você também {AMA} blogar? Ama escrever e sonha em publicar o seu LIVRO?
Então dá uma olhadinha aqui neste outro post e vem comigo porque aqui vão as dicas 4 e 5 da série "DO BLOG AO LIVRO", com 10 dicas para você realizar o seu sonho! 



4 - COMUNIQUE-SE

Sabe aquela papo de que "quem não é visto não é lembrado"? Pois é. A gente pode até ter a certeza de que carregamos pessoas e boas lembranças no coração e torcermos para que isso seja recíproco, mas com tantas urgências e novidades do cotidiano, se a gente não se comunica ou se faz presente, de qualquer forma que seja, perdemos aquele vínculo que nos unia inicialmente. E a gente sabe que não se chega muito longe assim, não é? Então: comunique-se!
Mais que “networking”, comunique-se para trocar ideias, aprender e ensinar, para entender o que faz um blogueiro, o que faz um escritor, o que esperam os leitores. Esteja nas redes sociais, interaja! Eu sei que este pode ser um problema para quem é tímido(a), mas é algo que precisará ser trabalhado para tudo fluir. Comunicar-se é essencial para desenvolver a sua rede e para o seu trabalho ser visto. 


5 - LEIA SEMPRE

Imaginar histórias e tê-las completinhas na nossa cabeça é mágico! Ter uma boa ideia para um livro é fantástico! Mas se você não lê, você não vai saber passá-la para o papel. Já dizia Monteiro Lobato: "Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê". E pode ter certeza de que podemos pedir licença à citação do Sr. Lobato e  acrescentar aqui "mal escreve" também. Parece bobo ou clichê, mas leitura e escrita são coisas que andam casadinhas mesmo. Os benefícios da leitura a maioria de nós já conhece: ler melhora o nosso vocabulário, ajuda a desenvolver a nossa visão de mundo, nos permite "viajar" e "viver" outras vidas. 
Mas o que isso tem a ver com a nossa escrita? A conexão é simples: quanto mais lemos, mais conhecimentos temos e assim podemos enriquecer a nossa escrita. Além disso, o hábito de ler estimula a nossa memória, nos proporciona reflexões, aumenta a nossa capacidade de expressão e ainda pode colaborar com a nossa inspiração e criatividade. E isso é tudo o que queremos para escrever, não é mesmo? Então leia, pesquise, amplie seus horizontes e assim, potencialize as suas ideias! 


Bom, essas são as as dicas 4 e 5, de um total de 10, que tenho para a série "Do blog ao livro". Se você perdeu as três primeiras, CONFIRA AQUI. 
Lembrando que não sou especialista, mas uma escritora que começou com um blog e sente que pode ajudar a outros blogueiros e blogueiras que também sonham em publicar um livro. Nas próximas publicações trarei outros temas, como: a vida do escritor, o mercado editorial, além de algumas surpresas que venho planejando para esta série.

Conto com vocês! Me digam o que estão achando, deixem sugestões e as perguntas que quiserem! Toda participação é bem-vinda! ;)

Um beijo e até a próxima!



Yohana Sanfer tem 32 anos, é escritora, autora do blog "Papel, palavra, coração", autora  dos livros "Da boca pra dentro",  
"É de menino, é de menina"  e criadora da livraria virtual Sanfer Livros.   
                                                        
Siga no

25 comentários:

  1. Oi Yohanna!

    Muito bacana sua iniciativa de ajudar as pessoas que blogam e têm vontade de publicar um livro com essas suas dicas, viu. Olha, eu acho que mais importante do que se comunicar (eu sou um tiquinho tímida, pra ser sincera) é ler mesmo. Essa frase do Lobato é a maior verdade que existe no mundo. E é aquilo né, quanto mais a gente lê, mais a gente aprende a desenvolver um texto. Amei as dicas!

    BEijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei sua dica de interagir ótima.
    Sempre falo que responder as pessoas nas redes sociais, curtir um comentário é também algo educado de ser fazer e obviamente atrai

    ResponderExcluir
  3. Bem bacana a série de dicas. Eu amo blogar e também amo escrever, tenho um livro publicado e participação em uma antologia, mas já tenho outros projetos para publicar em breve. Também acho que é preciso se comunicar, mas muitas pessoas abusam do "quem não é visto não é lembrado" e exageram nas redes sociais marcando todos os amigos o tempo todo, isso fica chato além de ser um marketing negativo, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Olá Yohana, tudo bem?
    Eu gostei bastante das dicas e elas ajudam muito. Podem parecer óbvias, mas como já li uma vez "é no óbvio que a gente se perde"
    Ler é fundamental para quem quer escrever. Embora encontre pessoas que querem escrever, mas não gostam de ler. Oi??? Hhahahahha
    E comunicação é fundamental. Se mostrar disponível :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Yohana. Tudo bem?
    Eu adorei as dicas e inclusive estou aprendendo muito com elas. Estou com um projeto de livro em mente, já até comecei a colocar algumas coisas no papel, mas ainda tenho que amadurecer mais a ideia. Talvez demorei mais um tempinho até conseguir fazer o livro, mas já é um começo. Eu gostaria de tirar uma dúvida: como está a publicação de livro atualmente? E qual melhor forma para conseguir publicar? Se pudesse dar algumas dicas nesses sentidos agradeceria. Obrigado!
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  6. Com certeza vou conferir as outras dicas! Acredito que essas duas já estou seguindo.
    Criei o blog para realizar o sonho de escrever e quem sabe, um dia, publicar um livro. Sei das dificuldades porque dois amigos já publicaram. As dúvidas do Leandro Brito sao as mesmas que tenho. Obrigada!
    Bjos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei a sua iniciativa e também as dicas que, justamente por serem simples, muitas vezes podem passar despercebidas ou serem deixadas de lado.
    Comunicar-se é fundamental para qualquer área, mas muitas pessoas ainda não perceberam a importância.
    Mas "ler sempre" acho que foi a dica que mais me chamou atenção, principalmente porque acabei de ler a notícia (não sei se verdadeira) de que o ator Caio Castro lançará um livro, sendo que há pouco tempo ele disse que não gosta de ler. Aí eu fiquei pensando, como isso é possível? Coisas do mercado editorial que fogem do meu entendimento... Enfim..rs
    Vou ler as outras dicas e aguardar pelas próximas.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  8. Olá Yohana!

    Duas dicas muito importantes, ou melhor, fundamentais para quem deseja escrever um livro: é necessário se comunicar e ler muito!

    Eu estou começando a trilhar esse caminho de blogueira. Já havia criado uma página de poesias no Facebook, ganhei visibilidade... antes tinha receio, mas tive um feedback muito bom. Depois que li suas três primeiras dicas resolvi criar um blog, rsrs!

    Vou acompanhar as outras dicas que você postar, pois são valiosas pra mim. Beijos!!

    https://poesiasdakah.wordpress.com/


    ResponderExcluir
  9. Duas boas dicas para quem sonha em publicar o próprio livro. Eu não tenho este sonho, mas conheço algumas pessoas que tem, por isso vou indicar a postagem.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oiee Yohana ^^
    Realmente, quanto mais a gente lê, melhor fica a nossa escrita. Eu vejo mais isso com as pessoas que não leem, colegas meus, cujos textos ficam sem coesão alguma ou bem fracos, e fico até assustada *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Gostei de todas as dicas. às vezes, chego nuns blogs que não conseguem se comunicar, não conseguem dizer para o leitor e isso é complicado. Outra coisa, blog literário que parece que tem medo de livro, bem estranho, no mínimo. Gostei de seu texto, bem escrito, bem pensado e informativo.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Embora ainda não tenha pretensão alguma de me aventurar no mundo da escrita, gostei bastante das dicas até porque não podem ser aplicadas somente para quem quer escrever livros como também para podermos fazer nossas postagens no blog.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. curti suas dicas... é importante o autor estar sempre interagindo com os leitores, público-alvo de suas publicações e afins... principalmente quem tá ingressando agora, as redes sociais facilitam bastante nesse processo...
    ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Venho acompanhando essa coluna e achei suas dicas maravilhosas! Infelizmente ainda não criei coragem de começar a escrever, mas assim que começar com certeza vou seguir seus conselhos.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?

    Adorei a ideia do post. Bem genérico para escritores, de modo geral (não somente blogueiros). Networking é necessário para qualquer tipo de trabalho, né. E no caso da leitura, acho que não somente por causa do conhecimento, mas por causa do aprendizado do português isso é importante. Eu, por exemplo, passei muito pouco tempo estudando em livros didáticos. Aprendi muito mais somente lendo.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Yohana! Tudo bem?
    Concordo com vc, a leitura é a base tanto para se falar bem, quanto para se escrever de forma correta, com clareza de ideias. Parabéns pelo texto!
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Que bacana essa sua ideia de ajudar alguns blogueiros que sonham em publicar um livro. Bom, eu não tenho esse sonho, até porque não tenho o dom para escrever, mas gostei bastante das dicas.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Olá lindona,
    Essas dicas são fundamentais.
    Cada dia que acesso seu blog tem várias novidades e você como sempre aborda os assuntos de uma maneira delicada e gostosa de ler.
    beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  19. Oi Yohana.
    Dicas valiosas, assim como as outras que você já tinha dado. Parece básico e o mínimo que alguém que quer escrever um livro, precisa ler e gostar disso, mas é uma pena e até bizarro ver gente lançando livro sem gostar de ler. Vide Caio Castro e alguns youtubers que usam de ghost writer e nem leem seus próprios livros.
    Ótimo post!
    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem.

    Adoro este tipo de post. Onde sempre aprendemos algo e gosto mais ainda de pessoas que se disponham a ajudar. Iniciativa maravilhosa. Adorei as dicas, sempre é bom se comunicar e ler, preciso praticar mais o primeiro.

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi!!
    Legal a ideia que você teve de dar essas dicas para os blogueiros, tem algumas que valem ouro rsrs, essa de quem não é visto não é lembrado é uma delas, é sempre bom estar batendo um papo através das redes sociais e aplicativos.
    adorei as dicas.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Com certeza lerei suas dicas anteriores, mas suas duas ultimas dicas, foram bem fundamentais, e digo que não só para o blog ou para internet, mas para a vida...com certeza!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá Yohanna,, adorei as dicas, para mim elas serviram muito, pois sou muito comunicativa e é ótimo saber que isso ajuda e muito.
    tenho planos sim para publicar um livro e já estou com algumas ideias loucas para o tema, mas nada muito concreto ainda.

    ResponderExcluir
  24. Oi menina que demais essas dicas não?
    Gostei da citação que você usou e é a coisa mais verdadeira que eu já li.
    Obrigada pelas dicas e pode ter certeza que eu vou lá dar uma olhada nas dicas anteriores

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  25. Olá, adorei as dicas! Já estou atrás procurando as outras. De fato ler mais é a chave pra saber escrever mais e bem.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir