terça-feira, 23 de agosto de 2016

Do blog ao livro - dicas 1, 2 e 3.

10 Comentários

Você também {AMA} blogar? Ama escrever e sonha em publicar o seu LIVRO?
Então dá uma olhadinha aqui neste outro post e vem comigo porque começaremos agora a série "DO BLOG AO LIVRO", com 10 dicas para você realizar o seu sonho!
E como demorei um pouquinho para trazer esta série pra cá, iniciarei com 3 dicas de uma só vez, ok? Então vamos lá:

1 - CRIE O SEU BLOG

Você ama escrever mas guarda tudo porque morre de timidez só de imaginar como as pessoas reagiriam ao ler seus textos? Calma! Morre não! E acredite: eu sei bem como é isso. Quando comecei a publicar meus textos ficava imaginando se as pessoas iriam gostar, o que iriam achar dos temas e como reagiriam. Mas escrever também tem disso: arriscar. A gente coloca a imaginação e o coração no papel ~ e na telinha ~ e sopra por aí com aquela pontinha de medo, mas com muito de coragem também. E assim as coisas acontecem. 
Então o jeito é criar um blog e desengavetar as ideias. E o blog é o seu cartão de visita. É onde você vai mostrar o seu trabalho e criar a sua identificação. Por isso, capriche! Você não precisa iniciar com uma super produção. Capriche no nome, escolha um visual com o qual você se identifique e que tenha a ver com o que você escreve e dedique-se ao seu blog com muito amor.
Até um tempo atrás muitos blogs eram feitos na plataforma Blogger, hoje muitos blogueiros preferem o Wordpress. Você pode experimentar os dois e ver qual mais te agrada. Ambos oferecem modelos bem lindos, práticos e para diversos fins. Há também outras plataformas e se preferir, você também pode fazer um personalizado, contratando um profissional.



2 - DEFINA O SEU GÊNERO

A segunda dica é sobre o que vai bordar o seu espaço. Romance, Fantasia, Suspense, Crônica, Poesia. O que você escreve? O que te inspira? Pensar no que você gosta de ler pode ajudar, mas nem sempre será o mesmo gênero que norteará a sua escrita. Li uma vez um texto do escritor Gabito Nunes que dizia que você não precisa escrever como o seu escritor preferido. Entendo que isso seja mais sobre originalidade do que o gênero literário em si. Mas acredito que as duas coisas se integram. A gente tem sempre uma referência, um escritor no qual se inspira. Se você curte ler Literatura Jovem e também tem uma história legal neste estilo, ótimo! Mas isso não precisa ser uma regra. Nem sempre a sua escrita será no mesmo gênero literário que você gosta de ler. E tudo bem por isso. Então, perceba o que sai dos seus dedinhos, defina o seu gênero literário, pesquise sobre ele e mãos à obra.    

3 - CONHEÇA O SEU PÚBLICO

O blog é também o espaço onde você fará e saberá qual é o seu público. Homens ou mulheres? Jovens ou adultos? Das cidades do seu país ou do exterior? Você até pode traçar um perfil dele através das estatísticas do seu blog, mas nada como saber - e sentir - quem te lê. Ter um público leitor desde o início, além de ser muito gratificante, vai te ajudar a experimentar como as pessoas reagem à sua escrita e pode te deixar em evidência com as editoras. Para isso é preciso não só criar, mas cuidar da sua rede. Como? Visitando outros blogs, deixando sua opinião, sendo sincero, interagindo e indicando para os seus amigos as leituras e páginas que você gostar. Assim também pode ser mais fácil de descobrir o que o seu público mais gosta de ler e se dedicar a agradá-lo.



Bom, essas são as três primeiras dicas que tenho para te ajudar a realizar o seu sonho! Lembrando que não sou especialista, mas uma escritora que começou com um blog e sente que isso fez toda a diferença.
Nas próximas semanas trarei outros temas. Entre eles, a importância da leitura, a vida do escritor, o mercado editorial, além de outras surpresinhas que venho planejando para esta série.
E eu também conto com vocês! Me digam o que estão achando, deixem sugestões e as perguntas que quiserem! Toda participação é bem-vinda! Combinado?

Um beijo e até a próxima!


Yohana Sanfer tem 32 anos, é escritora, autora do blog "Papel, palavra, coração", autora  dos livros "Da boca pra dentro",  
"É de menino, é de menina"  e criadora da livraria virtual Sanfer Livros.   
                                                        
Siga no



10 comentários:

  1. Olá,

    Retribuindo aquela visitinha maravilhosa. Adorei o seu espaço, vou visitar sempre.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Vivianne! Venha sempre! E parabéns pelo seu blog também! A literatura agradece! ;) bjs

      Excluir
    2. Que bom, Vivianne! Venha sempre! E parabéns pelo seu blog também! A literatura agradece! ;) bjs

      Excluir
  2. Oiii Yohana, como vai lindinha?
    Que coisa mais incrível esse texto, realmente eu comecei meu sonho criando um blog, transmitindo meu amor a literatura dessa maneira <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa! E pelo jeito faz isso lindamente, Morgana! Passeei no seu blog e adorei! Bjs

      Excluir
  3. Achei bem legal a idéia. Faz muito tempo que não penso mais em ser escritora,mas confesso que sinto saudades de escrever.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Isabella!
      E se essa saudade for um sinal? Se joga no papel! ;)
      Bjs

      Excluir
  4. Yohana, eu sou apaixonada pelo meu blog.
    E apesar de amar ler e escrever não sei se quero escrever um livro.
    Mas quem sabe, né?
    Achei suas dicas ótimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Déborah! Que bom que você gostou! è...Escrever um livro envolve outras coisas que vão além mesmo.Falarei delas, inclusive, nos próximos posts dessa série. Espero que goste! BJs e bem-vinda! ;)

      Excluir
  5. Que maravilha! Adorei essas dicas e aguardo ansiosa pelas próximas. Eu já escrevo há algum tempo e criei uma página de poesias em 2014, por incentivo de um amigo. Tenho o sonho de escrever um livro e tenho certeza que suas dicas me ajudarão muito.

    ResponderExcluir