segunda-feira, 2 de maio de 2016

Cronograma capilar - #vidadecacheada

Deixe um comentário
Ilustração: Graziela Andrade

Vai, confessa! Prometo que fica aqui, só entre nós. Às vezes bate a maior preguiça de cumprir certinho o cronograma capilar, não bate? Pois este é o tema do nosso primeiro post da tag #VidadeCacheada, que faz parte de um projeto em parceria com a ilustradora Graziela Andrade, sobre o qual eu contei um pouquinho aqui.
Preguiça confessada, vamos à verdade que não quer calar: precisamos fazer o cronograma! Aiii, Deus! Ajudaaaa! Pelo amor dos nossos cachinhos!

A gente sabe o quanto o cronograma capilar é importante e como ele pode salvar a nossa cabeleira, mas nossas vinte quatro horas diárias não assimilam isso muito bem. E no meio das correrias rotineiras que cabem nelas, ficamos muitas vezes sem o devido tempo para este cuidado. E é daí que vem o desânimo. :/

O quê? Você ainda não sabe o que é o cronograma e como ele funciona? Pois eu vou te explicar. O cronograma capilar é basicamente uma agendinha para os cuidados com o cabelo. Um planejamento que envolve três etapas de tratamento que os fios mais necessitam para ficarem maravilhosos: hidratação, nutrição e reconstrução

Cada uma destas etapas cumpre sua função de repor os nutrientes que os cabelos perdem naturalmente. E você precisa ter um papo sério com o seu para identificar qual é o seu tipo e do que ele mais necessita.

A hidratação irá repor a água dos fios, deixando-os mais sedosos e com brilho. Suas receitas deverão conter compostos vegetais, mel, vitaminas, pantenol ou glicerina.
Na nutrição a oleosidade natural dos fios será reposta, através de óleos vegetais, manteigas e aliados como o abacate, o cacau e o karitê. E a promessa é de um cabelo com menos frizz e mais emoliência.
Já com a reconstrução os cabelos terão de volta as suas proteínas, promovendo a volta ou a manutenção de sua força. Nesta etapa encontramos normalmente compostos como a queratina, o colágeno e a creatina.

Você pode usar produtos que contenham os compostos de cada etapa ou adaptar fazendo uma receitinha caseira, que por sinal será tema de um próximo post nosso. ;)  Em geral é a etapa de hidratação que protagoniza o calendário semanalmente. As demais (nutrição e reconstrução) podem ser revezadas conforme a nossa necessidade, após a lavagem ou limpeza dos cabelos e respeitando um intervalo saudável de, no mínimo, 48 horas.
Muitas cacheadas montam suas tabelinhas do cronograma com as três etapas numa só semana (respeito máximo pra vocês, meninas!rs), mas não existe uma regra. Normalmente, podemos adaptá-lo de acordo com a carência dos nossos cabelos, e claro, de acordo com a nossa disponibilidade. 
Eu costumo lavar o cabelo duas vezes na semana, ou - como tenho usado um shampoo bomba de café para estimular o crescimento (este também será um tema futuro por aqui) -, no máximo três vezes. Olha aqui como faço (ou ao menos tento) o meu cronograma:


Como já contei aqui no blog, tudo isso é muito novo pra mim e sigo pesquisando, aprendendo e testando as opções de cuidados com os cachos. A primeira que experimentei foi a do cronograma e embora cada cabelo reaja de uma forma, posso garantir a vocês que o bonito funciona mesmo! Hoje, apesar das escorregadas, meus cachinhos andam bem mais vistosos e saudáveis que antes. Claro, quando eles querem né? Porque os benditos parecem ter vida própria às vezes!rs

E olha só que lindeza: o cronograma vale para todo tipo de cabelo! Como o cabelo crespo e cacheado é naturalmente mais ressecado, por conta de sua estrutura, ele será também mais exigente da nossa atenção. Logo, o cronograma é bem famoso entre nós, crespas e cacheadas

Parece complicado, não é? Muita informação? Acredite: é moleza. Com um pouquinho de disciplina na prática, um tantinho de amor aos cachos e um drible daqueles na tal da preguiça, logo nos vemos tirando de letra!

E você, faz o cronograma? O que tem achado dos resultados? Quais são as maiores dificuldades que você encontra? Conta aqui pra gente seguir compartilhando dessas coisas lindas! E não esqueça de deixar também a sua sugestão para próximos temas da tag #VIDADECACHEADA! O seu pode ser escolhido e ganhar vida por aqui, através de um texto como este e de uma ilustração fofa da Grazi!

Beijos e até a próxima!

Yohana Sanfer tem 31 anos, é escritora, autora do blog "Papel, palavra, coração", autora dos livros "Da boca pra dentro",  "É de menino, é de menina"  e criadora da livraria virtual Sanfer Livros.  
                                                        
Siga no
Facebook - Instagram - Twitter 




Graziela Andrade nasceu em 1988, em Salvador (BA) e ama ilustrar. É autora da marca Coisas d'Ella,  ilustradora do livro infantil "É de menino, é de menina" e dá cor, forma e muito amor à tag #vidadecacheada.
                                                        
Siga  no

0 comentários:

Postar um comentário