sábado, 28 de maio de 2016

Cresce e corta, cresce e corta - #vidadecacheada

Deixe um comentário
Ilustração: Graziela Andrade

O diálogo aconteceu há poucos meses, com um amigo. Conversávamos sobre o shampoo que eu estava fazendo uso e seus benefícios para o meu projeto "cabelão", quando lhe confidenciei porém, meus planos com a tesoura. Caio ficou confuso. Caio não entendeu. Caio me achou meio doidinha. Mas vocês, migas cacheadas, me entendem bem, não é? A Graziela Andrade, cacheadíssima que só - e que inclusive estreou agora um blog que promete ser lindo - compreende muito bem e logo fez essa belezinha de ilustração pra gente falar desse dilema da #vidadeacheada.

A gente quer que a cabeleira cresça? Sim, senhoritas! Mas cá entre nós, quem resiste a uma tesourinha? A uma camadinha? A tirar aquelas pontinhas que não desejamos mais? Eu sempre fui bem resistente a cortar o cabelo mas queria muito mudar a forma dele. Foi por isso que num belo dia de sábado, passeando pelo youtube, descobri o canal maravilhoso da Camilla Santanna e um vídeo seu sobre corte para cabelo cacheado, um corte próprio para dar camadas ao cabelo cacheado, dando-lhe também mais movimento.
E o que é que se faz quando se assiste a um vídeo assim, minha gente? Pois é! Fui lá e cortei. Cortei e adorei o corte. Cortei e viciei em cortar. Mas também queria que o cabelo crescesse rápido.  Pois é, fazer o quê? rs

Foi então que no instagram comecei a pesquisar várias tags para acelerar o crescimento do cabelo até encontrar a do famoso shampoo bomba de café

Ilustração: Graziela Andrade

A receita é simples: 1 colher de pó de café para cada 100 ml de um shampoo neutro/sem sal. Misture tudo, reserve por 48 horas e use pelo menos duas vezes na semana, massageando e deixando agir por 5 minutos nos cabelos. E adivinha? Lá fui eu medir o cabelo, fazer o meu shampoo bomba e começar a usar o bonito! Incluí também a medida de uma tampinha de óleo de rícino, que muitas meninas dizem ser maravilindo para o crescimento dos cabelos.

Como foi minha experiência: nas primeiras aplicações estranhei um pouco o pó de café passeando entre os fios, mas logo acostumei. (Li em alguns blogs que o pozinho também ajuda na esfoliação do couro cabeludo). Meu cabelo saia da lavagem bem brilhoso mas um pouco áspero, confesso. Mas nada que um bom condicionador não resolvesse. 
O crescimento? Aconteceu sim. Eu sempre tive um crescimento capilar bem lento e usando o shampoo bomba de café senti que meu cabelo cresceu mais do que geralmente crescia. Usei por quase dois meses, um shampoo com 200 ml. Não fui tão "disciplinada" quanto deveria, tentava usar duas vezes na semana mas às vezes acontecia de usar apenas uma. Mesmo assim após algumas semanas fui percebendo que o meu cabelo já estava "perdendo o corte" que havia feito, e por isso já queria bater aquele papo bonito com a tesoura de novo!rs

Mas antes disso fui tirar a prova da famosa receita! Ao completar sete semanas medi o cabelo novamente e tive a surpresinha boa: meu cabelo cresceu em torno de 3 cm neste tempo. Muita gente pode dizer: "Ahh...Mas é um crescimento normal". Mas olha, pra mim não era. O cabelo cacheado, por si só, já tem uma estrutura que "esconde" o crescimento natural, mas o meu exagerava na dose da lerdeza. Então avalio a experiência como positiva para os meus cachinhos.
Um ponto negativo? Senti que meu cabelo quebrava mais que o normal quando usava o shampoo e em seguida desembaraçava os fios para aplicar uma máscara de hidratação. O que me faz querer experimentar outras técnicas para crescimento nos próximos meses.

E vocês, têm alguma outra receitinha que já experimentaram ou gostariam? Algum produto que também prometa um crescimento acelerado? Deixe aqui nos comentários e vamos compartilhando estes "achados".
Bom, se eu cortei novamente? Mas-é-cla-ro-que-sim!rs Fiz mais camadinhas logo após medir o cabelo e mais um pouquinho nos últimos dias. (Confiram algumas fotos no meu Instagram). Estou curtindo muito o movimento e voluminho extra que deu nele. Agora darei a pausa de um mês nos experimentos para o crescimento e neste tempo voltarei a pesquisar outras receitas. Juro tentar não falhar na missão de ficar longe da tesoura neste tempo. Que Deus me ajude!rs 

Um beijo e não esqueça de deixar aqui a sua sugestão para próximos temas da tag #VIDADECACHEADA! O seu pode ser escolhido e ganhar vida através de um texto como este e de uma ilustração fofa da Grazi! ;)


Yohana Sanfer tem 31 anos, é escritora, autora do blog "Papel, palavra, coração", autora dos livros "Da boca pra dentro",  "É de menino, é de menina"  e criadora da livraria virtual Sanfer Livros.  
                                                        
Siga no
Facebook - Instagram - Twitter 



Graziela Andrade nasceu em 1988, em Salvador (BA) e ama ilustrar. É autora da marca Coisas d'Ella,  ilustradora do livro infantil "É de menino, é de menina" e dá cor, forma e muito amor à tag #vidadecacheada.
                                                        
Siga  no



0 comentários:

Postar um comentário