domingo, 20 de março de 2016

Daquele olhar

Deixe um comentário

Ele me olha e não me lê. Me olha e não desconfia que me desmonta sem querer, sem intencionar. Não era mesmo pra eu me perder num olhar. 

Não era pra eu cismar de me ver naquele mar castanho e reparar no seu jeito despreocupado, na sua mania desavisada de pousar os olhos e não desviar quando percebido. Mas é que os olhos dele tinham um quê de sonho, um tom de convite distraído, um jeito doce, um cheiro de amanhã. 

Feito música que sugere abraço e sorriso que não se anuncia. Feito página marcada de um livro ou final de um filme bom. Uma fuga sem pressa, um relógio que para, uma tarde alaranjada. Um caos do avesso, resposta que não diz nada, um artefato propício, indício, uma provocação. Era isso e um pouco mais que eu não ouso narrar pra não eternizar na memória, pra não descortinar seus efeitos, pra não passar do ponto.

Talvez ele nem saiba quantos encantos seu olhar contém. Talvez não saiba do brilho que guarda e que escapa dos seus olhos, assim, metade ingenuidade, metade alerta de perigo, distribuindo por aí os segredos de sua retina. Truque apropriado, beleza que ele nem imagina.

Ele que olha e não me vê. Pensa e não me sabe. Não pesca os meus sorrisos, meus artifícios, a minha vontade de dias floridos toda vez que a lembrança bonita daquele olhar me invade. 


E eu que rio boba, porque o olhar dele é feito dessas bonitezas que eu tento e não consigo descrever. Eu, que tenho medo, porque ninguém nunca me olhou desse jeito, sem improviso. Eu, que não me atrevo, porque além do medo, talvez também não tenha juízo.
_____________________________________________________________________

Para ouvir antes, durante ou depois da leitura:

Leve - Mahmundi

*Este texto fará parte do meu novo livro de crônicas: 
"Amor, insônia e outras travessias". Previsto para dezembro/2016.


Yohana Sanfer tem 32 anos, é escritora, autora do blog "Papel, palavra, coração", autora  dos livros "Da boca pra dentro",  
"É de menino, é de menina" , coautora em "Doze por doze" e criadora da livraria virtual Sanfer Livros.   
                                                        
Siga- no

0 comentários:

Postar um comentário