terça-feira, 26 de junho de 2012

Coisa que não se perde.

18 Comentários
Ombro que ampara. Sorriso que se doa. Colo que conforta. Palavra que se tem. Amizade. Tem coisa mais bonita? 
Amizade pra dividir assunto, segredo, vida. Amizade que começa na infância, amizade que atravessa décadas, amizade colorida. 
Tenho amigos que fiz na escola, na faculdade, no endereço antigo. Amigos que conheci através de cartas, amigos da internet. 
Já confundi interesse com admiração. Já confundi amigo verdadeiro com amigo da onça. Já dei créditos demais a quem nem figuração merecia. Já quebrei muito a cara por confiar fácil e muito. E por abrir as portas de casa e do coração a quem quisesse entrar. 
Mas o tempo, esse imprevisível senhor, descortina, ensina, explica e corrige tudo, ainda bem. 
Hoje não. Hoje a reciprocidade é meu parâmetro. Hoje o cuidado, muito mais que o sorriso aberto - fácil e gratuito - é meu critério. Hoje preciso ser conquistada.  
Aos meus leais amigos, dedico linhas, sorrisos, abraços, afeto e dias.  
Infelizmente acontece com todo mundo: o correr das horas e as ofensivas imediaticidades não permitem a presença como em outros tempos. Mas amizade é isso. Perdoar e ser perdoada pela correria cotidiana impedir a frequência, a constância de amigos por perto. 
Mas, por favor. Não vamos confundir ausência com indiferença. Não vamos justificar abandono com falta de tempo. 
Amizade é pra ser usada e não guardada na gaveta das boas lembranças. A boa amizade é pra ser prezada, gasta e compartilhada. Perto ou longe. Afinal, alegar impossibilidade de contato em tempos de meios instantâneos de comunicação é, no mínimo, cara de pau. 
Dentre as coisas mais verdadeiras que sempre leio e assino embaixo estão as concepções de que, quem ama cuida e quem quer, dá um jeito. Nisso, cabem cartas e e-mails pra encurtar distâncias, mensagens e telefonemas pra romper silêncios, e sempre que possível, encontros pra amenizar saudades.  
É isso. A gente até pode perder o amigo de vista, mas há de se dar um jeitinho vez ou outra, que seja. Porque amizade é coisa que não se perde.  
Erros e tropeços também cabem aqui. Como em toda e qualquer relação humana. E cabe também o refazer. Para tanto, a importância que cada um faz e dá a nossa vida, ditará quem permanece. E pra isso, não há disfarces, não há desculpas, não há emoções genéricas que substituam o sentimento.  
Também não há receitas. Pra amizade verdadeira só há uma recomendação: depois de cativar, cultive.

18 comentários:

  1. Belo texto!

    Uma amizade verdadeira é tão raro de encontrar, não devemos jamais deixar de cultivar e cuidar.

    ResponderExcluir
  2. Uma verdade em muitas palavras que expressa exatamente minha opinião,desperta alguns sentimentos! Enfim, identificação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mari! Tentei retribui a visita mas não encontri seu blog. de qualquer forma, obrigada por participar e deixar seu comentário aqui! bjs

      Excluir
  3. divino, tenho amigos que amo cultivar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tracy, seu blog tá lindão hein?! Não vi onde comentar lá mas deixo aqui meu bjo pra vc!

      Excluir
  4. Lindíssimo, Yo! Tava com tanta saudade de te ler, moça.
    Fiquei encantadíssima com o texto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi querida,

    Tudo bem? Maravilhoso o texto! Definir a amizade é um tanto complexo, pois somos sujeitos as situações que você relatou e outras que poderão acontecer. Todavia, acredito na amizade, tanto quanto no amor.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  6. Oi Yohana!
    É muito bom ter amigos, melhor ainda é continuar a tê-los no decorrer da vida. É verdade que o tempo nos afasta um pouco das pessoas, mas quando a gente gosta mesmo de alguém, sempre procura uma maneira de estar perto, de se fazer presente. Amizade é cuidar do outro, mesmo que de longe. Ótimo texto! :)

    Beijocas!

    Ismália .

    ResponderExcluir
  7. Ontem mesmo assisti "O pequeno príncipe" (Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa), estava com essa frase na cabeça e justamente pensando sobre relacionamentos. :) Adorei o texto, como sempre. :) Espero que nossa amizade virtual permaneça e quem sabe um dia sai da internet para o mundo real, não é? :D Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. "A importância que cada um faz e dá a nossa vida, ditará quem permanece. E pra isso, não há disfarces, não há desculpas, não há emoções genéricas que substituam o sentimento."

    Admiro o toque que dá ao texto, e como encerra, deixando a leitura sim... Fascinante!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi Yohana
    Que texto maravilhoso! Como sempre, eu adoro seus textos, são tão verdadeiros e bem colocados, não tenho nada a acrescentar. Concordo plenamente com você.
    Bjão. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Bela verdade!
    Alias, tudo o que for pra durar, deve ser cultivado e ao máximo.

    Beijos doces e fiques com DEUS!

    ResponderExcluir
  11. OI,Yohana!Acredito que os amigos são uma benção em nossa vida,são nossos anjos da guarda.
    Um ótimo final de semana!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  12. Nossa ,tão eu .

    "Mas, por favor. Não vamos confundir ausência com indiferença. Não vamos justificar abandono com falta de tempo. "

    Com o tempo ,por vários motivos algumas amizades se distanciam,mas as verdadeiras mesmo permanece ,e quem quer faz o possível e o possível para que seja eterna.Quem acha que é só mais uma não faz o mínimo esforço.Uma pena,pois acredito que toda amizade que um dia lhe fez bem não deve ter prazo de validade.
    Amei cada palavra escrita por ti .
    Beijos .

    ResponderExcluir
  13. Uau, algumas amigas minha precisam ler esse texto.Algumas pessoas usam faculdade, namoro e trabalho como desculpa do afastamento mas como eu disse no meu facebook um dia pro que a gente quer a gente arruma tempo não é mesmo?
    E amigos verdadeiros são tão difíceis de encontrar não vale a pena deixa-los de lado.
    Amei esse texto flor, se tornou o meu favorito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Amei o texto. Não há como não concordar!
    Minha última atualização em meu blog também foi sobre amizade... Se puder dê uma passadinha por lá: http://conteudodistorcido.blogspot.com.br/2012/07/e-eis-que-depois-de-tanto-tempo-na.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi flor.. Amei seu blog de paixão!!
    Já virei seguidora!!!!
    Bjok

    ResponderExcluir
  16. Olá...Parabéns pelo blog, pelo que escreve!! Estou encantada com tamanha sensibilidade!

    Bjus

    ResponderExcluir