domingo, 13 de maio de 2012

Ainda bem.

10 Comentários

Dos abraços de quando se despede porque o relógio já anuncia a hora de ir trabalhar, fica em mim o teu cheiro de erva-doce ou o cheiro daquele sabonete de aveia que deixa a sua pele "maciosa", como dizia meu irmão quando criança.
Das fotografias que contam tua história, observo os momentos cultivados com amigos, hábito que hoje também prezo ter com os meus. Vejo o sorriso que também mora em meu rosto e o contorno da boca que herdei dos teus traços, embora não se possa negar que desde bebê sou "a cara do pai", como dizem.

Da coragem que teve quando há vinte e oito anos atrás enfrentou o conservadorismo dos pais e me trouxe à vida fora do contexto ideal, sinto que em mim, deste ato, ficou a coragem de viver. De sentir, sonhar e ser o seu traduzir ao passo que também és o meu.
O gosto musical que me apresentou desde pequena, hoje faz parte do meu repertório. Assim como a paixão por leitura e o gosto por cinema, que de Rei Leão a Cazuza, tenho sua companhia pra rir, chorar e dividir a pipoca.
 A paciência pra lidar com meu gênio e perdoar minhas palavras tortas calam qualquer contestação do quê de condicional que teu amor me tem. 
Os sins e os nãos dados compõem hoje o meu caráter. As insistências moldam meus trilhos. Os conselhos e o colo com os braços ou com o olhar, as lições que aprendi, as que ainda não obedeço e até as broncas vestem de amor todo meu ser.
Dedicação. De não ter e ainda assim me dar, de me pôr em primeiro lugar, de defender, me apoiar e participar cegamente de tudo que eu fui capaz de inventar: dançar em festa da primavera aos onze, procurar uma amiga que mudou de cidade aos quatorze, dormir na calçada por um bom lugar num show aos dezesseis, temporadas com o grupo de teatro até os dezenove, festinhas e abrigo da galera em casa aos vinte e três. 

E foram quantos os ingressos, passeios, presentes, remédios, tempo e suor que meu deu pra me ver feliz? E em quantas fases mais ganharei teu cuidar e deverei ser grata? Teu amor atemporal, teu amor de ontem e sempre responde pra mim por antecipação: todas que vierem. E não duvido, tento dar o reconhecimento de quem sabe a riqueza que tem. 
Alguns vão me dizer: você tem sorte. E eu sei, tendo você como mãe só eu sei, que não é sorte, é só amor. Por isso as cartas que até hoje guarda numa caixa antiga, os desenhos da infância, aquela roupinha de quando eu era um bebê. Alguns poderiam lhe dizer: desapega! Mas não, mãe não desapega nunca. Mãe é parte e inteira, perto ou longe, no céu ou à nossa volta, um amor que nos enxerga coração fora do corpo. Ainda bem. _____________________________________________________________________
*Uma homenagem pouca para o muito que a minha mãe merece. Mãe que me deu e me dá mais que presença ou paparicos, sentido! Feliz dia, mãe que tanto amo!

10 comentários:

  1. Aconcheguei no abraço das tuas palavras. Foi como colo de mãe, macioso mesmo.

    Meu beijo, moça bonita
    Sam.

    ResponderExcluir
  2. Oi,Yohana!Lindas palavras!Bela homenagem!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem que tu fizeste pra sua mãe, ela deve ter ficado bem emocionada.
    Adorei o texto!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Linda homenagem!
    Um belo presente para o dia das mães. Adorei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Yohana
    Amei o seu texto, mais uma vez, é intenso, amoroso, sensível, como toda mãe é, pelo menos eu tento ser (kkkkkkk).
    Parabéns atrasadíssimo a sua mãe por ter criado tão bem vc.
    Bjos e uma ótima semana.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ola,
    atrasado, mas mesmo assim parabéns pela bela homenagem a sua mãe!

    Belo texto.


    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  7. Ai que linda homenagem! Tanto carinho, tanta ternura nessas suas linhas! Ainda bem que temos esse amor, ainda bem!

    Beijos querida, ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  8. Estou atrasada para comentar sua postagem de homenagem do dia das mãe,mas acredito que se sua mãe tivesse lindo iria achar lindo. Parabéns. Bjs

    ResponderExcluir