segunda-feira, 18 de julho de 2011

Origem x Destino.

31 Comentários

Sempre fui destas que quando encasqueta com alguma coisa, abusa dos por quês. Lembro que  quando pequena questionei porque tinha este nome: Yohana. 

Não lembro o motivo, mas certa vez perguntei a minha mãe se eu poderia mudar de nome. Bobagem.

 Decerto queria o de algum personagem que gostava. Ariel? Talvez. Coisas de criança, excesso de imaginação. Nem lembro o que minha mãe respondeu. Deve ter discursado sobre a inviabilidade da minha grandiosa ideia e fechado com algo que desviasse a minha atenção a isso. Coisas de adultos, vocês sabem. 
 Com o tempo, essa idéia boba se foi e conheci alguns significados do  meu nome: família, cheia de graça. Yohana é um nome hebraico e traduz-se Joana, o que me deixa feliz visto meu fascínio pela história de Joana d'Arc. Uma pesquisa na internet e descobri tudo isso. O que eu não sabia é que este mesmo meio de comunicação me traria o sentido do nome. O sentido de eu me chamar Yohana. 
Do porquê eu já sabia: meu pai era carteiro na década de 80 e descobriu este nome ao entregar uma carta numa casa em que uma senhora gritava por duas crianças: Yohana e Yohans. Nomes anotados, aprovados pela mamãe, e o nome Yohana foi dado a mim. Yohans foi o nome dado ao meu irmão anos mais tarde. Na internet também era difícil encontrar alguém com o mesmo nome, mas certa vez, há uns quatro anos atrás fui adicionada por uma que estava adicionando as "Yohanas" numa comunidade do orkut.
Muito simpática e divertida, trocamos e-mails e passamos a nos falar constantemente. Ela me contava como era seu dia-a-dia de mãe, esposa e trabalhadora.
 Admirei-a de cara. Forte, cheia de personalidade. Foi espontânea a nossa amizade e fomos descobrindo que havia entre nós muita coisa em comum além do nome. Ela era professora de educação infantil e já havia feito teatro, assim como eu na época. Ela morava na região serrana do Rio, mas conhecia bem a minha cidade pois já havia morado numa cidade vizinha quando criança, tinha parentes por aqui e pensava que em um dia em que viesse visitá-los, poderíamos nos conhecer pessoalmente. 
Passávamos horas conversando sobre tudo. Certa vez o assunto foi a origem de nosso nome.
Quando comecei a contar como meu pai descobrira os nomes "Yohana e Yohans" ela se admirou: Yohans era também o nome de seu irmão. Antes que eu pudesse pensar em perguntar, algo me fez  recordar que a Yohana morou numa cidade vizinha nesta mesma época, na época em que eu estava nascendo. Foi então que comentei e um silêncio misterioso pairou nas linhas que trocávamos no messenger. Para não dar brechas a coincidência, entrei em contato com meu pai perguntando o bairro em que ele trabalhava quando descobriu os nomes. Adivinhem? Era o mesmo bairro em que Yohana e seu irmão moraram quando crianças, quando criados pela avó. Acompanharam comigo?           
 A essa altura, caros leitores, vocês devem estar pensando: "não acredito!"
Pois é. Nós também não acreditamos. Sobretudo, não acreditamos que num bairro tão pequeno existia mais de uma casa com duas crianças criadas pela avó, de nome e  idade exatamente igual a diferença que temos hoje. E foi exatamente isso que não parávamos de dizer após descobrir que, por acaso (ou não), nossos caminhos se cruzaram: não acredito!!!          
Mas era isso mesmo, minha mais nova amiga era a pessoa que deu origem ao meu nome.  Coincidência? Em um momento como este, a gente descobre que existem coisas inexplicáveis que ultrapassam o sentido das coincidências. Acaso? Em um momento assim, a gente debocha do acaso e tem certeza que ninguém atravessa outra vida desta forma, se tal encontro já não fosse predestinado a acontecer.
Tem gente que diz que essas coisas só acontecem comigo. E é verdade, aconteceu. Por obra e arte do destino, como havia de ser. Hoje, grandes amigas,  ainda e sempre perplexas, temos apenas uma certeza:
Este seria um lindo conto, se não fosse nossa linda vida real mostrando que nada explica, mas tudo faz sentido.
 Yo, Yohana, xará, irmã
"alma gêmea amiga", você é muito especial pra mim!
Beijos e beijos!

31 comentários:

  1. Gente, que coisa mais linda! Adorei essa história ... Lindas vcs ... O destino é assim. Vive pregando peças rs

    ResponderExcluir
  2. "este seria um conto, se não fosse nossa linda vida real mostrando que nada explica, mas tudo faz sentido!" Lindo, lindo e lindo ...

    ResponderExcluir
  3. A vida é um mistério!! Um enigma indecifrável.
    Na psicologia analítica parte-se do príncipio que aquilo que chamamos de acaso é senão sincronicidade. São acontecimentos acausais que tem relações entre si, são sinais de Deus que sempre nos surpreendem. Minha orientação é psicanalítica, mas me rendi totalmente a sua história. Amei!!Eu já havia pensado no teu nome Yohana. Tão lindo e singular como você. Beijo, moça com alma desenhada de poesias.

    ResponderExcluir
  4. Fantástico isso Yohana.. a vida com seus mistérios por vezes nos surpreende com suas surpresas!

    Beijoquinhas super em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  5. Me arrepiei todiinha lendo seu texto! Sempre acreditei muito nisso que nenhuma pessoa cruza nossa vida em vão, tudo tem um porquê. O destino se encarrega de cada detalhe!
    E depois de ler seu texto sigo acreditando cada vez mais em destino!
    beeijo;*

    ResponderExcluir
  6. QUE INCRÍVEL!
    Adoro histórias assim, fiquei mesmo sem palavras.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto.. o blog como sempre lindo...

    Yohana, passa lá no meu blog que tem selinho pra vc, pega lá...

    beijos

    ResponderExcluir
  8. avemariaaa
    que coisa boa ler este texto agora de manhã.
    Me arrepiei também. Fiquei impressionada com a história e também muito feliz por amizade tão bela.

    ResponderExcluir
  9. Sou do mesmo jeito quando encasqueto com alguma coisa, esqueço dos porques.

    AMEI.

    ResponderExcluir
  10. Oi xara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Sou eu: Yohana.
    Estou aqui minha irmã amiga!Alma gêmea como você mesma cita!
    Sem dúvida nossa história não se deu ao acaso! Tem a mão de Deus que nos guiou a esse encontro único e nos mostrou o quanto tudo é possível, ainda que pareça irreal ou fictício! Sem dúvida é importante que o mundo conheça uma história tão especial para que cada um possa entender através dela que nunca, NUNCA, nada está perdido, tudo pode se reencontrar e que cada encontro é na verdade um reencontro, pois já foi traçado por Deus.
    Tenho imenso orgulho de dividir com você esse nome tão diferente (assim como somos nós duas). Só quero acrescentar ao seu texto que as "coincidências" que nos cercam são mais do que a própria história em si. Temos os mesmos gostos, pensamentos e até caminhos familiares parecidos, somos ambas professoras, fazemos teatro, e estamos sempre lutando por um ideal.
    Enfim... o significado almas gêmeas para nós é muito mais do que simbólico.
    Nunca nos perderemos!!! Isso seria impossível!
    amo mto vc xará!!!!
    bjssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  11. Nossa Yohanna que história linda incrível mesmo é nessa hora que a gente para e pensa a vida é mesmo cheia de surprezas imagino que vc ñ tenha visto o nome na internet por acaso com certeza não tava tudo ali escritinho pra acontecer e foi lindo parabéns pela postagem bjinhosss

    ResponderExcluir
  12. Essa passagem merece ser chamada de fantástica!

    =D

    Um beijo, moça.

    ResponderExcluir
  13. Oii linda, adorei o post ..
    to precisando da sua ajuda.. to fazendo um presente pro meu namorado bem diferente, me add no msn ? nathyfaiiscaa@hotmail.com
    beeijos e obg

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, que grande texto minha amiga, é pra prender nossa respiração do começo ao fim. Pois é, e ainda há pessoas que não acreditam no destino e na predestinação. Eu sei que podemos mudar muita coisa, mas outras, boas por sinal, estão fadadas a ocorrerem. Um beijo,

    Dan

    ResponderExcluir
  15. sua linda, tu tem noção do quanto queria que acontecesse uma coisa mágica dessa comigo? Serio, te admiro muito!E com certeza vou espalha essa postagem pra todo mundo ver que nem sempre um lindo conto só vem de nossa incrível imaginação.

    http://amigasentresegredos.blogspot.com/

    e ahh aproveitando o coments, tem um sorteio lá no blog de um livro, se você se interessar o post tá lá facilzinho pra você participar *.*

    ResponderExcluir
  16. Muito lindooo queridaa...amizade
    É o raio de sol quando tudo é tempestade.
    Você sempre está lá quando eu chamo
    e se mostra feliz por poder ajudar.
    E toda vez que eu precisar
    "não há problema", você me dirá.
    Por isso, eu quero que você
    procure por mim quando precisar.
    E espero que eu seja o que você tem sido para mim,
    porque esse é o sentido da palavra "amizade".
    Confiança, carinho e compreensão sem fim.
    Agradeço a você por sua amizade tão especial,
    e por me fazer sentir que sou alguém
    com quem você se importa!
    Minha linda um dia iluminado Sempre que puder estarei aqui estou em mudança colocando a vida em ordem rsrsr sei que logo terei algo lindo pr compartilhar amo vc de coração vc veio pr ficar bj bj bj!

    ResponderExcluir
  17. Uau, que história mais linda! Destino é assim mesmo, às vezes cruel, às vezes LINDO! Lindo, lindo como essa história incrível da sua vida.
    Beijos, Yo!

    ResponderExcluir
  18. Paulo Queiroz Pimenta ou PQP! C A R A C A.... que história maneira. Muuuuito legal mesmo.
    Alexandre Vicente

    ResponderExcluir
  19. Ai, quem tem amigos tem tudo, adorei! \o/

    ResponderExcluir
  20. Nossa Yohana! Confesso que quando nos esbarramos por esse mundo de blogs adorei seu nome!
    Pois é,eu já acredito que nada nessa vida é coincidência,tudo mais tudo mesmo acontece com um propósito! E olha só , ganhastes um belo nome e além de tudo uma grande amiga!

    Grande beijo e obrigada por dividir essa encatadora história hein!!

    ResponderExcluir
  21. dificil de acreditar em uma coisa dessas, To boba até agora. Que inveja, queria que acontecesse algo parecido comigo tbm rsrs. Bjs flor

    ResponderExcluir
  22. oi, adorei o post e essa linda amizade que foi escrita antes mesmo de vc nascer... AMIGOS, A JÓIA MAIS PRECIOSA QUE PODEMOS TER...

    estou te esperando no meu blog...
    http://recantodalaranjeira.blogspot.com/

    bom fim de semana... bjksss e valeu

    ResponderExcluir
  23. Que presente que a vida ofereceu a vocês!!! Toda a história é linda, mas a maneira que finalizas o texto é simplesmente, yohanicamente falando, sublime. "...este seria um lindo conto, se não fosse nossa linda vida real mostrando que nada explica, mas tudo faz sentido!" Parabéns, querida!
    Bjooo e paz.

    ResponderExcluir
  24. Que lindo, Sanfer! Eu tenho uma história um pouco semelhante.

    Em 1988 minha mãe veio a um Congresso aqui no Rio e ficou na casa de uns amigos de amigos (ela não os conhecia). Era um casal que tinha trÊs filhas: Jéssica, Joyce e Julie. Quando soube que estava grávida de uma menina(eu), minha mãe estava pra colocar o nome de Jéssica, mas ficou sabendo que uma vizinha, que nascera dois meses antes, já tinha esse nome. Então, me restou o nome Joyce. E cinco anos depois apareceu minha irmã que chama Julie.

    Ano passado, 22 anos depois, minha mãe e minha tia vieram me visitar e resolveram procurar no google por aquele casal que tinha hospedado elas. Acharam o telefone, ligaram e marcaram um encontro. Eles nem imaginavam que minha mãe tinha roubado os nomes. hehe Só conheci o casal, minha xará tá casada e mora em SP, quando ela vier ao Rio vamos nos encontrar. (Isso me lembrou que eu fiquei de ligar pra eles e me esqueci. ) hehhe

    beijo

    ResponderExcluir
  25. Que história incrível guria, demais. Destino mesmo, um amor. Beijos

    ResponderExcluir
  26. Meu Deus menina!
    Além de ser artista, escritora de mão cheia... ainda possui o destino mais belo hein?!
    Que só coisas doces aconteçam no seu caminho.
    beijos

    ResponderExcluir
  27. Quue história linda Yohana!
    Tb acredito que se algo tão absurdo acontece é porque é para acontecer, pessoas que são importantes pra gente não pelo laço familiar, mas sim pela alma...
    Que bom que vcs se encontraram!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  28. Incrível...Que história incrível...Parece coisa de novela...

    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Que sua semana seja de muita paz,
    que você seja abençoada (o)a cada minuto.
    nunca esqueça que você mora no meu coração.
    Que nossa amizade seja para sempre.
    Bjs no seu coração,Evanir.

    ResponderExcluir
  30. Tem selinho pra vc no meu Blog (:

    Beijoos!!

    http://pathyoliver.blogspot.com/2011/08/600-seguidores.html

    ResponderExcluir